13 de Julho – Dia Mundial do Rock

“Falamos de uma data 13 de Julho, que se tornou parte do calendário da música mundial em 1985, quando o cantor irlandês Bob Geldof organizou o mega-concerto Live Aid, realizado simultaneamente na Inglaterra e nos EUA, responsável por reunir em um único dia e no mesmo palco alguns dos maiores artistas do estilo do planeta.

O motivo: angariar fundos para ajudar a erradicar a fome na Etiópia. No entanto nada melhor que uma definição básica e seus primórdios sobre o rock.
Muitas pessoas podem não saber que as raízes do rock and roll são tecidas profundamente em uma variedade eclética de gêneros musicais.
Blues, gospel, ritmo e blues e outras formas de estilos da música negra são as raízes do rock ‘n’ roll. Um grande fator para isso foi a grande migração de negros do Sul para o Norte ao longo da década de 1940.
A música associada aos negros foi originalmente chamada de música de “race” e mais tarde chamado de ritmo e blues para ser politicamente correto. Com muitos homens que participaram da Segunda Guerra Mundial, as maiores bandas de jazz foram forçadas a romper, e a maioria dessas bandas eram predominantemente branca.
Não só os homens que partiram para a guerra causam uma ruptura nas grandes bandas de jazz, mas uma greve de artistas contra as empresas de música causou contínuas contestações para bandas no final da guerra.
Com a greve e a guerra, as bandas se tornaram obsoletas. Alan Freed foi o inventor do termo rock ‘n’ roll. Freed em 1951 era um disc jockey de Cleveland, Ohio. Entre as importantes bandas e solistas do rock and roll dos anos 50, Willie Mae Thornton, Big Joe Turner, Bill Haley e His Comets, Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly e Crickets, Fats Domino, Bo Diddley Gene Vincent, Everly Brothers e Carl Perkins.
Infelizmente, não podemos abordá-los todos neste curso, mas tentamos dar-lhe um grupo representativo. Nas décadas de 1960 e 1970 houve o aparecimento de subgêneros como o Blues Rock, Jazz Rock, Folk Rock, Hard Rock, Heavy Metal, Glam Rock e Rock Progressivo.
Já nos anos oitenta surge o Punk e o Rock Alternativo.
Nos anos noventa somos bombardeados pelo Grunge, Indie Rock e Nu Metal. O rock atual é dividido em várias vertentes do que eu chamo de árvore genealógica do rock. Muito embora seja difícil catalogar todos os subgêneros do rock.
No mais amigos é pegar teu manto preto, meter um coturno, escolhe a tua banda do coração ou qualquer que seja, e liga no último volume até o talo…”
Texto: Sergio Augusto
Fotos: Arquivos Dani Marzano e Marckinhu Fotografia (11- 99803-7698)

Arte: Cleverton Gomes