Integrantes do Fundo Social de Solidariedade participam de visita monitorada em parques de Itatiba

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, da Prefeitura de Itatiba, promoveu em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, uma visita guiada ao Parque Luís Latorre, o Parque da Juventude, e ao Parque Ferraz Costa. Essa monitoria faz parte do projeto Parque Vivo e Verde proposto pelo Programa Municipal de Educação Ambiental.

Na excursão, membros e frequentadores do Fundo Social liderados por Educadores Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba caminharam pelo Parque da Juventude, considerado um espaço educador ecohídrico, aprendendo sobre a fauna e flora do local e foram também visitar uma nascente modelo urbana no Parque Ferraz Costa.

O Parque Vivo e Verde faz parte de um quadro de ações e projetos do Programa Municipal de Educação Ambiental que tem por objetivo conscientizar a população da importância do meio ambiente para a cidade e, sem exageros, para nossas vidas”, explicou a Secretária Dorothéa Monteiro, responsável pela pasta.

Dentro do âmbito da Educação Ambiental, o Parque Vivo e Verde tem a missão de apresentar Itatiba como “produtor de água” aos munícipes. Para isso, a visita monitorada aos parques municipais da cidade é essencial pois, ao usar a água como eixo temático, é possível abordar temas essenciais ao meio ambiente como mudanças climáticas, biodiversidade, vegetação, nascentes, fauna, entre outros assuntos de igual relevância.

A iniciativa visa atingir não somente o público formal, que é constituído basicamente por crianças, adolescentes e jovens que frequentam instituições de ensino, mas também o público não formal que já não frequenta mais a escola, mas faz parte da sociedade em geral.