Morungaba recebe Orquestra Sinfônica de Campinas com As Quatro Estações 

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta no próximo dia 6 de outubro, às 20 horas, no Teatro Municipal “Fioravante Frare” em Morungaba, com o Projeto “Sinfônica Visita a RMC”, por meio de uma parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba.

O Projeto “Sinfônica Visita a RMC” que já é desenvolvido há alguns anos, visa levar a música da Sinfônica de Campinas para as cidades que compõem a Região Metropolitana.

Os ingressos são limitados e podem ser trocados por um brinquedo novo até o dia 3 de outubro, no Fundo Social de Solidariedade, à Avenida José Frare, nº 40 – Centro. As doações serão distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade para as crianças no Natal.

Emerson Kretschmer se apresenta como solista e regente convidado da Sinfônica de Campinas, para as obras “As Quatro Estações” de Vivaldi e “Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla.

O programa apresenta duas obras geniais, uma das obras mais importantes do período barroco, “As Quatro Estações’ do italiano Antonio Vivaldi, que nasceu em Veneza em 04/03/1678 e morreu em Viena em 28/07/1741 e a seguinte também sobre o mesmo tema, mas contemporânea, “Quatro Estações Portenhas” do argentino Astor Piazzolla que nasceu em Mar del Plata em de março de 1921 e morreu em Buenos Aires em 1992.

“As Quatro Estações” é composta por quatro concertos para violino e orquestra, especificando nitidamente cada uma das estações. Esta obra foi publicada em 1725 e fez com que Vivaldi ficasse conhecido do grande público.

Já a composição “Quatro Estações Portenhas” é um conjunto de composições de Astor Piazzola originalmente concebidas como composições separadas e é frequentemente interpretadas no mesmo concerto com “As Quatro Estações” de Vivaldi, exatamente para se fazer um contraponto moderno dessa composição do período barroco. O nome “porteño” refere-se aos habitantes da Cidade de Buenos Aires pelo que esta obra pretende ilustrar os sentimentos dos habitantes da capital da Argentina às várias estações do ano.

Programa:

Antonio Vivaldi (1678-1741)

As Quatro Estações

Concerto n.º 1 en mi mayor, Op. 8, RV 269, (primavera)

Allegro
Largo e pianissimo sempre
III. Allegro pastorale

Concerto n.º 2 en sol menor, Op. 8, RV 315, (Verão)

Allegro non molto
Adagio e piano – Presto e forte
III. Presto

Concerto n.º 3 en fa mayor, Op. 8, RV 293, (Outono)

Allegro
Adagio molto
III. Allegro

Concerto n.º 4 en fa menor, Op. 8, RV 297, (Inverno)

Allegro non molto
Largo
III. Allegro

Astor Piazzolla (1921-1992)

Arr. Arthur Barbosa

Quatro Estações Portenhas

Primavera Portenha

Verão Portenho

Outono Portenho

Inverno Portenho

Regente e Solista _ Emerson Kretschmer

Serviço:

Dia 06 de outubro (sábado) – 20 horas

Local – Teatro Municipal “Fioravante Frare”

Rua Pereira Cardoso, 377, Centro

Morungaba-SP

Fonte: Prefeitura de Morungaba