Corporação Musical Santa Cecília comemora 112 anos em Noite de Gala no Teatro Ralino Zambotto

Cerca de 380 pessoas compareceram na noite desta sexta-feira (27) para parabenizar e assistir a bela apresentação da Corporação Musical Santa Cecília  no Teatro Ralino Zambotto, em comemoração aos 112 anos de fundação.

Fundada em 29/07/1906, a banda é uma entidade sem fins lucrativos que se mantém viva em uma história maravilhosa para o Itatibense. Só no ano passado realizaram 60 apresentações registradas . Possui um acervo amplo que é patrimônio histórico e valiosíssimo que deve ser preservado e respeitado por todos.

O Presidente Da Corporação Santa Cecília, Sr João Roberto Paladino contou a história da querida banda e os 112 anos dedicados à música: “Nesta noite de Gala apresentamos um repertório bem variado que foi cuidadosamente escolhido, que reflete a própria evolução da banda com a evolução da música mundial”, comenta.

Sob a regência de Antonio Roberto Casanova (Ruba), a corporação iniciou a apresentação com a música “O Guarani” (do gênero musical dobrado, de autoria desconhecida mas com uma melodia familiar, pois trata se de um adereço –fragmento da protofonia de Antonio Carlos Gomes), seguida de “Amazing Grace” . “Eleanor Riby”, “A Bohmischer Traum – Sonho Boêmio”, “Hawai 5.0, Seleção Raul Seixas, Dança do Fogo, Roberto Carlos e Suas Canções, Xote das meninas, My Girl, I Will Survive, O Bêbado e O Equilibrista.

O encerramento contou com a presença do pequeno Pedro Faccina,2 anos, morador do Santa Cruz. Fã número 1 da Corporação, Pedro sempre que pode acompanha as apresentações da banda junto com sua mamãe Bete Faccina.

 Um momento de muita emoção foi a presença de Sr Lazaro Franco, 92, ex músico que foi atuante por 60 anos na Corporação passando por quase todos os instrumentos, entre eles bombardino e trombone. Sr Lázaro mora no Jardim Ipê, é viúvo de Cândida Franco, eletricista de rádio e televisão, tem 4 filhos, 9 netos, 5 bisnetos, ama música e fez muitas composições entre elas uma em homenagem ao membro da Diretoria Sr Francisco de Assis Bezana (Checa das Balinhas) que completará 89 anos em setembro.

Em entrevista ao Tem Itatiba o Secretário de Cultura e Turismo de Itatiba diz que a música tem um papel fundamental em nossas vidas e na maioria das vezes não damos conta disso: “Enquanto ouvimos determinados tipos de música despertamos sensações e sentimentos , música é arte, é cultura!,” comenta

O Secretário sente se honrado em partilhar momentos juntos a Corporação Musical Santa Cecilia e diz que ouvir a banda tocar nos emociona e nos enche de orgulho: “ É o maior e melhor exemplo de nossa cidade quando falamos de música, uma história repleta de desafios, faz com que recordemos de muitos momentos de nossas vidas e especialmente nos faz ter a certeza de que música de qualidade não se compara a grande maioria das coisas que ouvimos nos tempos atuais. Gostaria de fazer muito mais, no entanto temos limitações, mas não deixaremos de nos dedicar para manter essa tradição e patrimônio cultural e histórico de nossa cidade”, completa.

Reportagem e Fotos: Daniele Marzano

*Esta matéria você encontra em www.temtatiba.com.br