Seguindo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Itatiba, assim como outras cidades paulistas, fará no sábado, 19, o Dia “D” da Campanha Seletiva de Vacinação contra o sarampo. Neste dia, as doses serão distribuídas somente no CAC – Centro de Atenção à Criança, das 8h às 17h, para crianças entre seis meses a 5 anos de idade (4 anos,11 meses e 29 dias).
A Campanha que começou em 7 de outubro está sendo realizada em duas etapas e leva em consideração as faixas etárias mais vulneráveis à doença que ainda não tomaram a vacina.
Na primeira etapa, até 25 de outubro, a vacina será distribuída apenas para crianças entre seis meses a 5 anos de idade (4 anos,11 meses e 29 dias), em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h.
Na segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, a vacina será apenas para jovens adultos de 20 a 29 anos de idade, também em todas as Unidades Básicas de saúde, das 8h às 16h. O dia “D” acontecerá em 30 de novembro no ACE- Ambulatório Central de Especialidades.
É importante lembrar que a vacinação na cidade já vem sendo realizada de acordo com as orientações do Estado. Ainda assim, o Secretário de Saúde de Itatiba, Dr. Fabio Flores Nani, reitera a importância do Dia “D”. “O ideal é que os pais levem as crianças com as carteirinhas de vacinação até à Unidade de Saúde mais próxima até o dia 25 ou no CAC neste sábado, onde um profissional habilitado poderá orientar de forma correta e individualizada. Nossa meta é não deixar nenhuma criança sem a vacina, que é a única forma eficaz de proteção contra o sarampo”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Flores Nani.
Contraindicações
Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.
Serviço
Dia “D”
Sábado,19/10 das 8h às 17h
CAC – Centro de Atenção à Criança
R. Quintino Bocaiúva, 404-Centro.
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba

