No último sábado, 10, o Polo Oeste “Antonio Rabechi” recebeu 22 alunos das escolinhas de karatê da Prefeitura de Itatiba para a cerimônia de troca de faixas, momento importante e simbólico que contou com a presença de pais e familiares dos karatekas.
Os atletas suaram bastante o kimono e mostraram durante todo o exame, que levam os treinos muito a sério, mostrando toda parte técnica e também atendendo a uma série de pré requisitos. “No exame são avaliados requisitos como disciplina, postura, respeito pelos colegas e com os pais. Esses requisitos também são analisados durante os dias, com os professores das escolas, com os funcionários dos Polos, tudo isso é avaliado durante a semana para se fazer ou não o exame”, explicou Tiago Piovanni Grillo, Sensei de Karatê.
Os 22 alunos que participaram da graduação praticam a modalidade de luta em um dos dois Polos Esportivos Municipais, que atendem de forma gratuita, crianças e adolescentes de várias idades, que adotaram a arte marcial milenar japonesa que traz grandes benefícios para o corpo, auxilia no fortalecimento muscular e para a coordenação motora, e também para a mente.
“O Karatê ajuda muito nessa parte de comportamento, respeito, desenvoltura, os alunos se soltam um pouco mais, muitos deles são bastante travados, por causa de timidez e um pouco de vergonha. Conforme vai passando o tempo eles vão se soltando, tendo mais confiança. Crescendo o respeito pelo próximo, de uma forma geral”, explicou o professor Tiago.
AVALIAÇÕES
Neste último exame todos os alunos foram aprovados com excelentes notas, seguindo os critérios de avaliação para a troca de faixa, com as notas que seguem uma escala que vão de 0 a 7. “Todos esses alunos estão de parabéns, mostraram bastante dedicação e empenho durante o exame e mereceram as excelentes notas que tivemos”, comentou Karem Bando, Secretária de Esportes, que esteve presente no evento.
Além de todas as aprovações a cerimônia também contou com uma grata surpresa, alguns dos alunos alcançaram a nota máxima o que comprova que estão aptos e dá o direito de pularem uma faixa, como foi o caso dos irmãos Helena e Ricardo, que praticam karatê juntos e tiveram a nota máxima. “Estou super emocionada com a dedicação deles, valeu a pena o sacrifício de levar e buscar todos os dias e principalmente os professores, eu agradeço demais”, contou Marcia Maria Guimarães da Cunha Melo, mãe da Helena e do Ricardo, que foram da faixa vermelha direto para a faixa verde, pulando a faixa laranja.
Outra que se destacou durante o exame foi a pequena Iris Gabriela Piovanni, que as vésperas de seu aniversário de 10 anos, conquistou a nota máxima e foi direto para a faixa laranja. “É muita felicidade que não cabe dentro do meu corpo”, contou Iris. “Eu tava muito nervosa para o exame, mas a gente esconde o nervosismo, dá um jeito”, brincou ela, contando o seu segredo para esconder o nervosismo. Iris estava acompanhada da mãe, Thais Gabriela Piovanni, que ressaltou o empenho da filha. “Ela é muito dedicada, treina bastante, chega em casa e já começa a treinar, o pai também pratica artes marciais então ela pede para ele ajudar nas posições, a mãe também é um pouquinho exigente”, contou.
Fonte do Texto: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Alisson Lage PMI




