Dia Nacional da Mata Atlântica teve visita visita guiada no Parque Linear

Na manhã de segunda-feira (27), a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, juntamente com membros da pasta e representantes da ONG Jappa e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, celebraram o Dia Nacional da Mata Atlântica com uma visita guiada pelo Parque Linear.

“A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo, por isso, merece um dia especial para ser celebrada”, explicou a Secretária Dorothéa Monteiro. “Por essa importância e relevância, deve ser ainda mais apreciada e preservada. Já existem ONGs que trabalham nesse sentido como por exemplo a S.O.S Mata Atlântica. Em Itatiba, já possuímos o Plano Municipal da Mata Atlântica, o Projeto de Restauração Ecológico, entre outros, pois sempre trabalharemos para a sua preservação”, completou.

Durante a trilha, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Thaís Polezel e Pedro Carvalho, explicaram aos participantes características da fauna e flora do parque, bem como, a importância da represa ‘Sérgio Polezel’ para a cidade de Itatiba. A atividade também marcou o início oficial das visitas guiadas ao Parque Linear, previstas no Programa Municipal de Educação Ambiental através do projeto Parque Vivo e Verde.

Ao final da caminhada, em um ato simbólico de homenagem à Mata Atlântica e sua biodiversidade, os participantes da celebração plantaram uma embaúba, uma aroeira pimenteira e um ipê-roxo, árvores nativas que agora fazem parte da biodiversidade deste Parque Linear.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba