Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Guarda Municipal Ambiental promovem soltura de aves reabilitadas

Na última sexta feira (17) a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba em ação conjunta com a Guarda Municipal Ambiental promoveu a soltura de vinte e uma maritacas após as aves passarem por processo de reabilitação.

Os animais, encontrados machucados e em situação de risco, foram resgatados em Itatiba e encaminhados à ONG Associação Mata Ciliar, instituição sem fins lucrativos localizada em Jundiaí que recebe animais em condições criticas e os reabilita para reintroduzi-los em seu habitat natural.

“A parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a ONG Associação Mata Ciliar é importantíssima para a preservação dos animais silvestres e da biodiversidade de Itatiba”, explica a Secretária Dorothéa Monteiro, responsável pela pasta. “Através dessa ação conjunta, já resgatamos, reabilitamos e reintroduzimos à natureza diversas aves, macacos e até uma onça parda. Todos encontrados em situação crítica dentro do nosso território”, completou.

Reabilitadas, as aves foram levadas para um viveiro nos arredores de Itatiba onde foi dado início ao processo de reintrodução à natureza conforme explicou o Guarda Municipal Ambiental Lopes, responsável pelo resgate dos animais. “Agora, as aves ficarão três dias no viveiro para se acostumar ao ambiente. Do quarto dia em diante, o portão ficará aberto para que as maritacas possam se retirar naturalmente para a natureza”, disse.

A participação da população é de extrema importância para a preservação da fauna de Itatiba. Se algum cidadão encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, basta entrar em contato com a Guarda Ambiental através do telefone (11) 4524-3577 e solicitar seu resgate imediato.

Fonte: Assessoria de imprensa /Prefeitura Municipal de Itatiba