Começa Campanha de Vacinação contra influenza

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba deu início nesta quarta-feira (10) à Campanha de Vacinação contra influenza. A Campanha, antecipada pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 31 de maio. Até o dia 19 de abril, serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto). A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, além das crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas.

A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em todo Brasil, cerca de 58,6 milhões de pessoas deverão receber as doses. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Em Itatiba, as doses da vacina estarão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde e o Dia “D” está programado para o dia 04 de maio, das 8h às 17h nos seguintes locais: CAC (Centro de Atenção a Crianças), Parque da Juventude, PSF San Francisco I, PSF CECAP, PSF Zupardo. Além das unidades de saúde, o Parque da Juventude receberá um posto volante no final de semana (13 e 14/04), das 10h às 18h. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é chegar aos locais de maior movimento, facilitando o acesso à vacinação. O primeiro final de semana da 16ª Festa do Caqui & Cia recebeu 26 mil pessoas e continua na sexta, no sábado e no domingo.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. “A vacina é a principal forma de prevenção para a gripe. Protege as pessoas mais vulneráveis neste momento de grande circulação de vírus. A vacina vai impedir então muitas internações e outras complicações respiratórias. Venham todos, é muito fácil e rápido. Estamos com vários pontos de acesso para a população”, ressaltou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Luiz Alves.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba