Aluno do 7º ano é classificado para etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

Nesta semana, o aluno João Carlos Silva de Araújo, do 7º ano da EMEB “Basílio Consoline”, recebeu premiação e foi classificado para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2018 (Etapa Regional).

A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho em Campinas e reuniu estudantes, pais, professores e coordenadores do projeto nas escolas públicas de nove municípios da região, entre eles, Itatiba. O tema da premiação relatou o combate ao trabalho infantil. A solenidade teve início com a apresentação dos trabalhos ganhadores e os estudantes foram à frente para mostrar à plateia toda a qualidade e criatividade dos seus projetos.

O estudante João Carlos, de Itatiba, disputou na categoria “Conto”, e foi classificado para a etapa nacional com o trabalho “A vida de Lucas”, orientado pela professora Vera Rampasso. No município, o projeto teve a coordenação da assistente social Roseli Merli Martins.

A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos trabalhavam no país em 2016, com carga horária média semanal de 25,3 horas.

PROJETO MPT

Projeto MPT na Escola é um projeto do Ministério Público do Trabalho e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador.

O projeto é executado em todas as Unidades da Federação, mediante parcerias entre o Ministério Público do Trabalho e as Secretarias Municipais de Educação. Com base nessas parcerias são realizadas oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais de educação sobre os temas objeto do projeto, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba