“Por mãos nobres e valentes”

No dia em que Itatiba comemora 161 anos de emancipação político-administrativa, vamos contar a história de quem coloca a “mão na massa” em uma das iguarias mais apreciadas nas festas do Parque da Juventude, a famosa pizza do Vila Jovem Abrigo.

A cozinheira Ana Cláudia Lima Amorim, solteira, 46 anos, nasceu na Bahia e chegou em Itatiba aos 8 anos de idade pois seu pai conseguiu um trabalho como operador de máquina na “Conter”. Evangélica, sua atividade preferida é cantar louvores e tocar teclado na Igreja Internacional da Graça. Mãe de Guilherme, 26 anos, moradora do Núcleo Residencial Pedro Costa, é autodidata na arte da culinária .

Iniciou com 13 anos na extinta “Lanchonete do Mazzolla”(Rua Francisco Glicério) fazendo todo tipo de salgado. Passou uma longa temporada na Pastelaria do Carlitos e na cozinha do supermercado Covabra, lá sua especialidade foi o escondidinho de carne seca com purê de mandioca.

Está a frente da cozinha do Vila Jovem Abrigo há 4 anos. A Instituição, fundada em 2011, atende atualmente 7 crianças e adolescentes. Eles seguem um cardápio semanal com 5 refeições diárias, café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, e Ana Cláudia prepara com muito carinho: “O carro chefe da casa é a pizza de buquê de brócolis com mussarela e alho frito (experimentamos e aprovamos ) e minha habilidade é com massa folhada que vario com recheio doce (banana e goiabada) e salgado (escarola). Aprendi também na prática e os adolescentes adoram yakissoba, abobrinha com carne moída, lasanha, frango xadrez, pernil assado, até o queijo minas por ser mais saudável eu faço para o lanche, tudo é caseiro. Nos aniversários eu faço os bolos decorados e o que eles mais pedem é ode doce de leite com ameixa e brigadeiro”, comenta Ana Cláudia.

O sucesso foi tanto que a pizza saiu do Vila Jovem Abrigo e foi parar nas festas municipais no Parque da Juventude. São 400 mini pizzas que Ana Cláudia deixa semi prontas para serem montadas e assadas na hora, ela produz tudo na cozinha da casa: “Tudo que eles me pedem eu faço aqui. O segredo desta massa é sovar e deixar descansar no tempo certo (30 minutos) e oferecemos a opção do cliente querer com ou sem alho frito”, explica.

Para a Coordenadora Técnica do Vila Jovem Abrigo, Katia Bertho, ter a Ana Cláudia em sua equipe é uma bênção de Deus: “As mãos dela são maravilhosas, nós prestigiamos tudo que ela faz. Ela é muito querida por todos nós”, pontua.

Katia salienta a importância do voluntariado em festas deste porte e pede a colaboração da população itatibense para quem quiser participar que a casa está de portas abertas: “ A próxima festa que vamos participar é no dia 09/12, no Parque da Juventude. Lá vamos servir X Salada, batata frita e suco de laranja, necessitamos de mão de obra voluntária para chapeiro, atendente, caixa e outros. Já estamos anotando os nomes para os colaboradores que queiram participar das festas do Calendário Municipal de 2019″, diz.

Ana Cláudia escolheu Itatiba para viver. Na tarde da última quarta-feira (31), deixou suas férias de lado para nos mostrar o segredo da pizza que manuseia com mãos nobres e valentes.

Assim como muitas pessoas que vieram de outros lugares, a cozinheira ama Itatiba, seu trabalho e as amizades que aqui conquistou. Ana Cláudia veio para o coração destas colinas com coragem e valor, semeou trabalho e amor: “Minha mensagem para este Povo Itatibense guerreiro e lutador é para sempre colocar em prática os seus dons e nunca desistir dos seus sonhos, parabéns Itatiba!” finaliza.

Telefone para Cadastro de Voluntários do Vila Jovem Abrigo: 11- 45341585 (Das 9h às 17h)

Reportagem: Daniele Marzano