“Itatiba Terra Amada da pedra vem o seu nome, pedra bruta lapidada por mãos nobres e valentes, é Princesa das Colinas, Terra de nossa gente” (Trecho tirado do Hino de Itatiba – música de Ulisses Vedovello e letra de Adriano de Palma).
Amanhã, quinta-feira, 01/11, Itatiba completa 161 anos de emancipação político-administrativa. É considerada a terceira cidade com maior qualidade de vida do Brasil. Segundo dados da Prefeitura de Itatiba sua área total é de 322 km2, representando 0,13% da área do Estado, sendo 26,12 km2 de área urbana e 296,16 km2 de área rural. Possui clima agradável durante todo ano, a média é de 20,6º variando entre 18ºC e 25ºC. Dados do IBGE apontam que a população estimada em 2018 é de 119.090 habitantes.
Faz parte da região metropolitana de Campinas e divisa com as cidades de Morungaba, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Bragança Paulista, Jarinu e Valinhos. É conhecida como “Princesa da Colina”, devido ao seu relevo acidentado. É famosa pela capital dos móveis, também pela indústria têxtil, metalúrgica, química e de tecnologia. Possui pontos turísticos como o ZooParque Itatiba, Parque Luis Latorre, Basílica Nossa Senhora do Belém, Mercado Municipal Dona Lica, Museu Histórico Municipal Pe Francisco de Lima, Biblioteca Municipal Chico Leme, turismo rural, entre outros.
Desejamos que os objetivos do município sejam conquistados para benefício de todos em busca de novos sonhos e realizações. Continuar reescrevendo a história mostrando que cabe a nós fazermos o amanhã no caminho correto. Uma população guerreira, honrada e bondosa que constrói e colabora a cada dia para o desenvolvimento desta cidade acolhedora, para aqueles que buscam novas ideias, aceitam desafios, cumprem seu dever e procuram sempre fazer o melhor!
Reportagem: Daniele Marzano