SENAC apresenta novas propostas para o turismo local

Representantes do SENAC, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, estiveram na prefeitura de Itatiba nesta terça-feira (18) para apresentar uma proposta para o Programa de Desenvolvimento do Turismo da cidade. Para ouvir as sugestões e a explanação do formato de ação do SENAC estiveram presentes o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, além de todos os demais secretários e ainda membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

O objetivo da proposta é criar uma metodologia para desenvolver o turismo local, valorizar a cultura, pontos históricos e até mesmo a gastronomia itatibense com seus produtos característicos. Para se chegar nesse resultado, a proposta das especialistas é realizar workshops em grupos designados para isso, com ações específicas, estudos de viabilidade e por fim a implantação. “Existe em Itatiba um grande potencial econômico, atratividade de emprego e geração de renda que ainda não foram utilizados para o turismo. Por isso através de uma iniciativa inovadora da secretaria de cultura chamamos a parceria dos especialistas no assunto para pautar essa discussão e todos os parceiros possíveis pra que uma política concreta seja implantada daqui em diante, aproveitando que Itatiba é Município de Interesse Turístico (MIT)”, explicou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

De acordo com o SENAC, Itatiba é hoje um dos 200 municípios que integram o Plano Regional de Turismo. “Gostaria de ressaltar esse momento e mostrar para todo o estado de São Paulo que o modelo que está sendo usado aqui hoje, é um exemplo, porque turismo gera emprego e gera renda. Itatiba acredita nessa temática como algo transformador e que pode trazer frutos importantes.”, ressaltou Valéria Andrade de Thomaz, docente em Turismo no SENAC-Jundiaí e que apresentou o plano.

Ainda sobre a reunião, o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, reafirmou a importância das ações de turismo continuarem a ser discutidas na cidade. “Temos total interesse nesse projeto, sabemos do potencial, e vamos verificar a viabilidade de aplicação de tudo aquilo que estamos planejando, em especial agora junto ao Senac e ao COMTUR para continuar fomentando o turismo em nossa cidade”. O Secretário ainda completou. “Por mais que muita gente ainda não enxergue a força de nossa cidade, em um futuro bem próximo visualizaremos o turismo como algo muito amplo, e a capacitação é algo fundamental pra quem quer se envolver com o assunto. Ao falar de turismo pensaremos em geração de renda, empregabilidade, empreendedorismo, idiomas, oportunidades”.

Fonte: PMI