Foliãs de Itatiba receberão apito para combater o assédio

Campanha ‘Mexe comigo, que eu apito’ tem o objetivo de inibir as ‘mãos bobas’ e outros tipos de importunação

Em 2016, cansadas de presenciarem e serem vítimas de abusos e cantadas desrespeitosas durante o carnaval, três amigas de São Luiz do Paraitinga (SP), deram início a uma campanha para chamar a atenção dos foliões. Elas criaram o movimento “Apito contra o Assédio”, que estimula as mulheres a se utilizarem do apito, no caso de assédio sexual. A iniciativa se espalhou pelo Brasil e agora chega a Itatiba.
Com o apoio do Bella Vista Boulevard, que fez a doação dos apitos, foi criada a campanha local “Não mexe comigo, que eu apito”, capitaneada pela vereadora Prof.ª Deborah Oliveira que é subcoordenadora da Comissão de Proteção da Mulher do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas.
“Serão distribuídos às foliãs de nossa cidade mil apitos e um panfleto com os canais para denúncia de importunação. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, que visa promover uma rede de segurança à mulher. Em novembro passado, lançamos a campanha ‘O transporte é público. Meu corpo, não! que se mantém em toda a frota da TCI, concessionária do sistema de transporte público de Itatiba”, explica a vereadora.
Durante o Carnaval, o apito, que será distribuído durante o desfile dos blocos de rua, será a arma da mulher. A intenção é que o agressor não passe despercebido na multidão, inibindo os excessos tão que se intensificam nos dias de folia.

Mais informações entre em contato com Luciana Oliveira 11- 9 56076613; Aline Megda 11-9 71574993, ou com a comunicação do gabinete da vereadora Deborah Oliveira.

Fonte: Comunicação do Gabinete da Vereadora Déborah Oliveira